2 de novembro de 2013

PARASHA

30/11/2013
PARASHA:10°PORÇÃO MIKÊTS(AO FIM)
Mikêts inicia-se com o famoso sonho do faraó sobre sete vacas esqueléticas devorando sete vacas gordas, seguido por sete magras espigas de cereal devorando sete espigas saudáveis.
Quando seus conselheiros e necromantes foram incapazes de resolver adequadamente a intrigante charada, o faraó chamou Yossef, que havia estado na prisão por sete anos, para interpretar seus sonhos. Creditando seu poder de interpretação unicamente a D'us, Yossef diz ao faraó que, após viverem sete anos de extraordinária abundância nas colheitas, o Egito seria assolado por sete anos de uma escassez devastadora.
Yossef aconselha o faraó a procurar um homem sábio para presidir a coleta e o armazenamento de grande quantidade de alimentos durante os anos de fartura. Impressionado pela brilhante interpretação, o faraó designa o próprio Yossef para ser o vice-rei do Egito, fazendo dele o segundo homem na hierarquia do país.
A mulher de Yossef, Asnat, dá à luz dois filhos, Menashê e Efraim, e os anos de fartura e escassez acontecem como Yossef havia predito. Com a fome abatendo também a terra de Canaan, os irmãos de Yossef vão ao Egito para comprar alimentos. Como não reconhecem seu renomado irmão, Yossef põe em ação um plano para determinar se eles se arrependeram totalmente pelo pecado de tê-lo vendido quase vinte anos atrás.
Yossef age com indiferença e os acusa de serem espiões, mantendo Shimon como refém, enquanto o restante dos irmãos retorna com os alimentos para Canaan. Yossef, ainda não sendo reconhecido, conta-lhes que Shimon será libertado apenas quando retornarem ao Egito com o irmão mais novo. Relutante a princípio, mas confrontado pela escassez crescente, Yaacov finalmente concorda em permitir aos filhos que levem Binyamin com eles. Ao chegarem ao Egito, Yossef testa ainda mais os irmãos, tratando bem a todos, mas mostrando um grande favoritismo por Binyamin.
TORAH:GN:41:1-GN:44:17

HAFTARA:1ºRS:3:15-4:1


B'RIT HADASAH:AT:7:9-16

23/11/2013
PARASHA:9°PORÇÃO VAYESHEV(E CONTINUOU)
A Parashá Vayêshev inicia descrevendo o grande amor de Yacov por seu filho Yosef, o que acaba provocando o ódio de seus irmãos. O ciúme deles cresce quando Yosef lhes conta os dois sonhos que indicam que eles serão um dia subservientes a ele.
Yacov envia Yosef para vigiar seus irmãos que estão guardando o rebanho longe de casa, e ao vê-lo se aproximar, planejam matá-lo. RUBENS convence os irmãos a não matarem Yosef, mas é incapaz de salvá-lo totalmente quando os irmãos vendem Yosef como escravo no Egito. Após mergulhar o casaco de Yosef em sangue, eles voltam ao pai, que acredita que seu amado filho foi morto por um animal selvagem.
A Torá faz uma digressão para relatar a história de Yehudá(JUDA) e sua nora, Tamar.
A narrativa volta-se então para Yosef no Egito, onde se torna um escravo que obtém sucesso e é encarregado dos negócios da família de seu amo Potifar. A esposa de Potifar tenta de todas as formas seduzir Yosef, que resiste sempre ao assédio. Ao sentir-se recusada, ela grita dizendo que ele tentou violentá-la.
Yosef é jogado na prisão onde novamente é alçado a uma posição de liderança, desta vez ficando encarregado dos prisioneiros. Dez anos depois, o mordomo chefe do faraó e o padeiro são jogados na mesma prisão. Certa noite eles têm um sonho intrigante, que Yosef interpreta de forma acurada, e a porção conclui quando o mordomo retorna a seu cargo antigo e o padeiro é executado, como Yosef havia predito.
TORAH:GN:37:1-GN:40:23

HAFTARA:AM:2:6-3:8


B'RIT HADASAH:AT:7:9-16













16/11/2013
PARASHA:8°PORÇÃO VAYISHLACH(E ENVIOU)

A Parashá Vayishlach inicia com Yacov(Jacó) e sua família retornando da casa de Laban para a Terra de Israel, apenas para encontrar Essav(Esaú) marchando em sua direção com 400 homens, aparentemente prontos para a batalha. Após preparar a família para a guerra e rezar a D'us pedindo ajuda, Yaaco(Jacó) tenta aplacar a ira de seu irmão, enviando-lhe inúmeros e valiosos presentes.Depois da família cruzar o rio a fim de aguardar o encontro com Essav(Esaú), Yaacov(Jacó)é deixado sozinho e entra noite adentro em confronto com um anjo disfarçado de homem. Embora Yaacov(Jacó) saia vitorioso, acaba ficando manco ao deslocar o quadril na luta. Unindo-se novamente à família, Yaacov(Jacó)encontra Essav(Esaú), que o aceita com um recém-despertado amor fraterno, e insiste em escoltar Yaacov(Jacó)até seu destino. Yaacov(Jacó)declara que não deseja incomodar Essav(Esaú), e eles se separam.Uma nova crise ocorre quando a filha de Yaacov,(Jacó)Diná, é raptada e estuprada por Sechem, o príncipe de uma cidade do mesmo nome. Os filhos de Yaacov(Jacó), ultrajados pela humilhação causada à irmã, engoda os habitantes da cidade a circuncidarem-se a si mesmos, assumindo que eles terão permissão de realizar casamentos mistos com a família de Yaacov(Jacó)Shimon e Levi (dois dos irmãos) dizimam então toda a cidade e salvam Diná. Yaacov retorna à Bet El, onde D'us lhe aparecera originalmente no sonho da escada (mencionado na porção da semana anterior) e lá constrói um altar. D'us abençoa Yaacov e lhe dá um nome adicional, Israel.Logo depois, Rachel morre ao dar à luz a Binyamin (Benjamin), décimo segundo filho de Yaacov e segundo de Rachel, e Yaacov a sepulta em Bet Lechem. Finalmente, Yaacov volta para casa e se reúne a seu pai Yitschac. A Torá relata que Yitschac morreu aos 180 anos de idade, e a porção termina com uma demorada genealogia da família de Essav.

TORAH:GN:32:4-GN:36:43

HAFTARA:OB:1:1-21


B'RIT HADASAH:MT:26:36-46


09/11/2013
PARASHA:7° PORÇÃO VAYÊTSE( E SAIU) 
Vayetsê(e saiu) começa com Jacó fugindo de Esaú deixando a casa dos pais para viajar a haran, onde ficará com seu tio Labão. Ao passar a noite no local onde no futuro seria construido o Templo Sagrado, D'us aparece a Jacó no sonho de uma escada descendo do céu até a terra, na qual anjos sobem e descem. Do topo da escada, D'us promete a Jacó que seus descendentes herdarão a Terra de Israel.
Na sua chegada em haran, após rolar uma imensa pedra da boca do poço da cidade para que os pastores do lugar pudessem dar água aos rebanhos,Jacó encontra a filha de Labão, Rachel, e concorda em trabalhar para seu pai por sete anos a fim de conseguir sua mão em casamento. Quando finalmente chega a noite do casamento, Labão engana Jacó, substituindo Rachel pela sua filha mais velha, Lea. Após esperar uma semana, Jacó casa-se também com Rachel, mas não antes de ser forçado a cumprir mais sete anos de trabalho.
Nos anos que se seguem Rachel permanece estéril, enquanto Lea dá à luz a seis filhos e uma filha, e Bilá e Zilpá (as criadas de Rachel e Lea, respectivamente) cada uma tem dois filhos de Jacó
Finalmente Rachel tem um filho, José. Jacó torna-se muito rico durante sua estadia com Labão,amealhando um grande rebanho, mesmo enquanto Labão continuamente tenta enganá-lo por todos os vinte anos de sua permanência.
Após aconselhar-se com suas esposas, Jacó e a família fogem de Labão, que o persegue e o enfrenta, aborrecido por Jacó ter ido embora sem se despedir, e arrogantemente afirmando que Jacó roubou seus ídolos.
Após Labão infrutiferamente procurar os ídolos (que Rachel escondeu, sem que Jacó soubesse, para impedir o pai de adorá-los), Jaco e Labão entram em uma acalorada discussão. Finalmente assinam um acordo, prometendo permanecer em paz.
TORAH:GN:28:10-GN:32:1-3

 HAFTARA:OS:12:13,14:10


B'RIT HADASAH:JO:1:43-51

02/11/2013
PARASHA:6° PORÇÃO TOLDOT(GERAÇÕES)
Isac casa-se com Rivca. Após vinte anos sem filhos, suas preces são atendidas e Rivca concebe. Ela passa por uma gravidez difícil, pois “as crianças lutam dentro dela”; D’us diz a Rivca que “há duas nações em seu ventre,” e a mais jovem prevalecerá sobre a mais velha.
Esaú emerge primeiro; Jaco nasce agarrado ao calcanhar de Esaú. Este cresce para ser um “exímio caçador, um homem do campo”; Jaco é um “homem íntegro”, que habita as tendas de estudo.Isac favorece Esaú; Rivca ama Jaco. Voltando exausto e faminto de uma caçada certo dia, Esaú vende seu direito de primogenitura a Jaco por um prato de lentilhas.
Em Gerar, na terra dos filisteus, Isac apresenta Rivca como sua irmã, por medo de ser morto por alguém que cobice a beleza dela. Ele cultiva a terra, reabre os poços cavados por seu pai Abraão, e abre uma série de poços próprios: sobre os primeiros dois há conflitos com os filisteus, porém as águas do terceiro poço são desfrutadas com tranqüilidade.
Esaú casa-se com duas mulheres hititas. Isac fica velho e com pouca visao, e expressa seu desejo de abençoar Esaú antes de morrer. Enquanto Esaú sai para caçar o alimento preferido do pai, Rivca veste Jaco com as roupas de Esaú, cobre seus braços e pescoço com pele de cabra para simular o toque de seu irmão mais peludo, prepara um prato saboroso de lentilhas, e envia Jaco ao pai.
Isac entao abençoa Jaco.
veja nota sobre a parasha em:

TORAH: GN:25:19, GN:28:9

 HAFTARA: EX:20:5, ML:1-1 E 2:7


B'RIT HADASAH: HB:12:14-17




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário